domingo, 25 de março de 2007

O krill e o Ano Polar Internacional

(foto: Paula Debiasi, 2006)
O Ano Polar Internacional (API), lançado oficialmente no dia primeiro de março, é um extenso programa científico, organizado pelo Conselho Internacional de Ciências (ICSU) e a Organização Meteorológica Mundial (WMO), com enfoque na pesquisa sobre a Antártica e o Ártico. Milhares de cientistas de mais de 60 países passarão os próximos 2 anos estudando temas biológicos, físicos e sociais com impacto em ambas as regiões polares.

O Ano Polar Internacional fornece uma oportunidade muito excitante para apresentar um amplo espectro de projetos científicos, esforços globais de educação sobre as regiões polares e outras iniciativas para elevar a consciência ambiental e científica da população, envolvendo uma grande variedade de temas de pesquisa.

"A pesquisa sobre o krill antártico precisa ser um componente importante dos projetos do API", afirma Clifton Curtis, diretor do Projeto de Conservação do Krill Antártico (AKCP). Esse animal tem um papel central no ecossistema marinho antártico. Embora ele seja menor que um camarão, o krill exerce uma função primordial no Oceano Austral, onde centenas de espécies, incluindo focas, pingüins, albatrozes, petréis e baleias, dependem dele para sobrevivência. Para o geógrafo Ulisses Bremer, da UFRGS, "o krill é o 'arroz com feijão' do oceano Austral, remover esse elo vital significa levar toda a cadeia alimentar ao colapso nos mares antárticos".

Ainda não há sobrepesca do krill na Antártica, mas sinais incômodos surgem no horizonte. A sobreexplotação, o aquecimento global e outras mudanças relacionadas aos ecossistemas da região ameaçam o futuro do krill e de seus predadores. O Ano Polar Internacional oferece incontáveis oportunidades para assegurar que abundantes quantidades de krill continuarão parte do cenário antártico por um futuro longínquo.

Sobre o Ano Polar Internacional, visite www.ipy.org.
Para maiores informações sobre o krill, pressões sobre a abundância de krill e reformas necessárias nas leis internacionais, veja
www.krillcount.org.

Contatos com a Imprensa:
AKCP Brasil - Ricardo BRAGA (burgobraga@gmail.com)
NAT Brasil - Silviene Puccinelli (imprensa@natbrasil.org.br)

Nenhum comentário: