quinta-feira, 7 de julho de 2011

Expedição à Antártica descobre a maior concentração de baleias jubarte dos últimos 20 anos

Matéria de Helena Geraldes, postada no portal português Público, no final de abril, mas pouco noticiada no Brasil, comenta um estudo publicado na revista “PLoS ONE” sobre uma expedição de seis semanas realizada em Maio de 2009, a bordo do navio “Lawrence M. Gould”, que encontrou 300 desses animais se alimentando em baías da Península Antártica. A equipe, dos Programas Polares da Fundação Americana para a Ciência, regressou ao mesmo local em Maio de 2010 e registou números semelhantes – observaram 306 baleias jubarte – correspondendo a 5,1 baleias por km quadrado, a maior densidade já registada – na Baía Wilhelmina. Segundo esse estudo, há mais de 20 anos que não se via tamanha concentração de baleias jubarte (Megaptera novaeangliae), uma espécie ameaçada.
“Uma concentração de baleias e de krill [..] incrivelmente densa como esta nunca foi observada nesta zona e nesta época do ano”, comentou Douglas P. Nowacek, da Universidade de Duke, citado em comunicado desta instituição.
Os pesquisadores também mediram a biomassa de krill, estimando-a em cerca de dois milhões de toneladas. Se as mudanças na cobertura de gelo marinho, em decorrência das alterações climáticas na região, tem facilitado a alimentação das baleias, a continuidade desse fenômeno pode ser fatal para as populações de krill. E, consequentemente, para as próprias baleias e toda a cadeia alimentar no oceano Austral, pois as populações de krill não terão tempo para se recuperar, de uma estação a outra, mantendo assim as espécies que dele dependem. Como comenta Ari Friedlaender, da Universidade de Duke (EUA): “A curto prazo, a falta de gelo marinho é uma boa notícia para as baleias, ..., à medida que o krill se desloca verticalmente para a superfície da baía todas as noites”. Mas estas são más notícias a longo prazo para ambas as espécies e para todo o resto no oceano Antártico que depende do krill”.

Um comentário:

Mayane disse...

ahhhh... quero mais notícias!!!