terça-feira, 14 de agosto de 2007

Aker Seafoods se expande na Espanha

A companhia norueguesa Aker Seafoods ASA, a maior pesqueira e processadora de pesca da Escandinávia, operando 14 navios de pesca oceânica, agora está se expandindo na indústria pesqueira espanhola. Através da aquisição de uma participação majoritária na Pesquera Ancora S.L., a Aker Seafoods ganha o controle de 4 traineiras espanholas com direitos de pesca.

Além de uma captura estimada total de 50.000 toneladas de peixe e crustáceos (predominantemente krill) em 2007, a Aker herda agora, com a Pesquera Ancora, os direitos pesqueiros e a posse de cerca de 24% das cotas espanholas na Comissão de Pesca do Atlântico Nordeste (NEAFC) e em áreas da Organização de Pesca do Atlântico Noroeste (NAFO). Para 2007, isto significa mais de 2.300 toneladas de quota de bacalhau, o que corresponde a aproximadamente 3 licenças de pesca de bacalhau norueguesas.

Esta companhia, que emprega cerca de 1200 pessoas e tem lucro anual de 280 milhões de euros, também controla 23,8% das ações da Faeroe Seafood, que opera traineiras e 5 plantas de processamento nas Ilhas Feroé. Além do mais, ela opera 6 plantas de processamento na Noruega e outras 5 na Dinamarca, processando um total de aproximadamente 90.000 toneladas de produtos alimentícios marinhos.

A ambição da Aker, é fornecer alimentos marinhos de primeira classe aos consumidores de todos os principais mercados europeus. A companhia, que já usufrui de uma forte presença nos mercados norueguês e francês, agora entra na Espanha. Segundo Yngve Myhre, presidente executivo da Aker Seafoods "Pesquera Ancora tem longas tradições de enviar peixe para as demandas dos consumidores da Espanha, que é um dos maiores mercados de pescado na Europa, e portanto proverá à Aker Seafoods um excelente canal de distribuição neste importante mercado de pesca, servindo-o produtos frescos, congelados e salgados de alta qualidade". (fonte: www.fishfarmingxpert.no)

Nenhum comentário: