terça-feira, 14 de agosto de 2007

Aker Seafoods se expande na Espanha

A companhia norueguesa Aker Seafoods ASA, a maior pesqueira e processadora de pesca da Escandinávia, operando 14 navios de pesca oceânica, agora está se expandindo na indústria pesqueira espanhola. Através da aquisição de uma participação majoritária na Pesquera Ancora S.L., a Aker Seafoods ganha o controle de 4 traineiras espanholas com direitos de pesca.

Além de uma captura estimada total de 50.000 toneladas de peixe e crustáceos (predominantemente krill) em 2007, a Aker herda agora, com a Pesquera Ancora, os direitos pesqueiros e a posse de cerca de 24% das cotas espanholas na Comissão de Pesca do Atlântico Nordeste (NEAFC) e em áreas da Organização de Pesca do Atlântico Noroeste (NAFO). Para 2007, isto significa mais de 2.300 toneladas de quota de bacalhau, o que corresponde a aproximadamente 3 licenças de pesca de bacalhau norueguesas.

Esta companhia, que emprega cerca de 1200 pessoas e tem lucro anual de 280 milhões de euros, também controla 23,8% das ações da Faeroe Seafood, que opera traineiras e 5 plantas de processamento nas Ilhas Feroé. Além do mais, ela opera 6 plantas de processamento na Noruega e outras 5 na Dinamarca, processando um total de aproximadamente 90.000 toneladas de produtos alimentícios marinhos.

A ambição da Aker, é fornecer alimentos marinhos de primeira classe aos consumidores de todos os principais mercados europeus. A companhia, que já usufrui de uma forte presença nos mercados norueguês e francês, agora entra na Espanha. Segundo Yngve Myhre, presidente executivo da Aker Seafoods "Pesquera Ancora tem longas tradições de enviar peixe para as demandas dos consumidores da Espanha, que é um dos maiores mercados de pescado na Europa, e portanto proverá à Aker Seafoods um excelente canal de distribuição neste importante mercado de pesca, servindo-o produtos frescos, congelados e salgados de alta qualidade". (fonte: www.fishfarmingxpert.no)

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Selos brasileiros comemorativos ao Ano Polar Internacional (2007-2008)

Foi emitido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em 13 de março, um se-tenant de 3 selos comemorativos ao Ano Polar Internacional (API). O logotipo do API destaca-se no plano superior do primeiro selo, tendo abaixo o navio de apoio oceanográfico da Marinha do Brasil, NApOc Ary Rongel. Comandante Ferraz , a estação antártica brasileira, é o principal elemento no selo central. Um pingüim imperador "observa", no terceiro selo, um mosaico de imagens de satélite do continente antártico com a logomarca do Programa Antártico Brasileiro sobreposta na posição polar. (criação de Wilsimar Catarina)
Mais informações: http://www.correios.com.br/selos/selos_postais/selos_2007/selos2007_03.cfm

domingo, 10 de junho de 2007

Segue a corrida pelo krill antártico

A Diretoria Norueguesa de Pesca expediu 4 licenças de arrasto de krill na Antártica, no final de maio. Duas licenças foram dadas à Aker Biomarine Antarctic AS, uma à Ervik Marine Services AS e a outra à Krill Seaproducts AS. A pesca ocorrerá em áreas controladas pela Convenção sobre a Conservação dos Recursos Vivos Marinhos Antárticos (CCAMLR).

Um total de 12 pedidos de licenças de pesca foram recebidos, mas a Noruega somente pode expedir 4 licenças através de sua filiação à CCAMLR.

"As permissões foram concedidas aos pleiteadores que se encontravam de acordo com regras", disse Truls Konow, diretor do Norwegian Directorate of Fisheries.

Os muitos aspectos considerados pela diretoria incluíram: - A conexão que o pleiteador tem com a Noruega; Preocupações ambientais, especialmente com respeito ao navio, tecnologia de captura, produção e dejetos da atividade; Aspectos financeiros; Experiência e
know-how relativo ao krill; Pesquisa e desenvolvimento.

No início do processo esperava-se que Aker Biomarine Antarctic AS também pleiteasse por uma licença para seu navio
Saga Sea, operando atualmente com uma licença de pesquisa, e outra licença para um navio a ser construído.

Todavia, como relatado em FIS.com no início do ano, a companhia decidiu repentinamente retirar o navio Atlantic Navigator da produção de surimi numa joint venture com um parceiro das ilhas Färöe.

Na postagem abaixo, as operadoras e seus navios que conseguiram licenças para a próxima temporada de pesca no oceano Austral. (Fonte: http://www.mercopress.com/vernoticia.do?id=10612&formato=html)

Navios de operadores noruegueses que estarão capturando krill na próxima temporada de pesca em áreas da CCAMLR

Aker Biomarine Antarctic AS
Navio: Saga Sea, construído em 1974. Comprimento: 92 m, peso: 877 t - Classe: 1A1 ICE-C Stern Trawler

Aker Biomarine Antarctic AS
Navio:
Atlantic Navigator, construído em 1996. Comprimento: 96 m, peso: 4065 t - Classe: 1A1 Stern Trawler

Krill Sea Products AS
Navio:
Vlieborg, construído em 1999. A ser remodelado para esta operação. Registro holandês como Navio de Carga Geral; Pesa 8687 t

Ervik Marine Services AS
Navio:
Juvel
Originalmente foi pleiteada uma licença para o navio Hercules, todavia, ele foi destruído num trágico indêncio no sudeste do Pacífico, ao largo da costa do Chile. Até 30/05/2007, não se tinha informação sobre o navio que o substituiria. (Fonte: FIS.com - http://www.mercopress.com/vernoticia.do?id=10612&formato=html)

quinta-feira, 31 de maio de 2007

No dia 29 de maio, ocorreu a abertura oficial da reunião anual da Comissão Internacional Baleeira, (IWC) em Anchorage, no Alaska (EUA). Nesse dia, um grupo de ativistas da Federação Sul-Coreana pelo Movimento Ambiental (KFEM, Amigos da Terra Coréia do Sul) promoveu um ato anti-baleeiro em frente à Embaixada Japonesa em Seul, clamando o Japão a parar imediatamente a caça de baleias. Desde que a IWC baniu globalmente a atividade baleeira comercial em 1986, o Japão tem caçado uma cota determinada desses mamíferos para "estudos científicos", o qual ambientalistas denunciam como uma desculpa esfarrapada para manter flutuando a naufragante indústria baleira japonesa. Nesse ato, o especialista em atividade pesqueira, Yeyong Choi, ativista do KFEM e consultor do Projeto de Conservação do Krill Antártico, ressaltou à imprensa a importância do krill na alimentação das baleias, além de esclarecer outras questões antárticas. Ao alto na ilustração, o krill e a baleia minke [foto e arte: KFEM].