quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Novo blog da ASOC

A Coalisão Antártica e do Oceano Austral (ASOC) lançou um novo blog sobre temas ambientais antárticos. Você pode vê-lo em www.antarcticablog.blogspot.com. Blogs são um grande meio para se alcançar o público interessado na Antártica e também de ajudar a manter as organizações atualizadas. Este blog foi iniciado no último inverno e vem tomando uma freqüência de postagem de matérias mais acelerada agora, inicialmente a partir de comentários sobre novas notícias relacionadas com a Antártica.
Você é convidado a contribuir com entradas de qualquer tipo (a respeito da Antártica) para o blog; seja anunciando eventos, informação a respeito de projetos de pesquisa, opiniões ou mesmo vídeos (inclusive do YouTube) sobre a Antártica. Entradas ideais são aquelas relativamente curtas para chamar a atenção dos usuários comuns da internet, algo como um ou dois parágrafos com elos para informações mais detalhadas. Acesse e apóie a ASOC.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Aker Biomarine candidata-se à certificação MSC

NORUEGA – A Aker BioMarine concluiu com êxito uma pré - avaliação para obter a certificação do Marine Stewardship Council (MSC) para suas operações de captura do krill antártico.

A empresa vai agora avançar para uma avaliação MSC plena. "Aker BioMarine vende produtos com plena rastreabilidade através da cadeia de produção. Para nós, é de primordial importância capturar krill de modo responsável e sustentável. Esperamos uma captura de 55 mil toneladas no próximo ano e não pretendemos nos tornar um grande competidor em termos de volume. É tudo sobre usar a tecnologia mais avançada para maximizar o valor da biomassa da nossa colheita", diz Kjell Inge Røkke, CEO da Aker BioMarine.

"A certificação de uma instituição respeitável como a Marine Stewardship Council fortaleceria nossa posição como uma empresa líder mundial de ingredientes em operações e pescas", diz o Sr. Røkke.

O MSC é uma organização independente, mundial, sem fins lucrativos, cuja certificação de pesca líder e programa de rotulagem ecológica permitem pescas sustentáveis e bem geridas para serem avaliados independentemente para demonstrar a sua sustentabilidade. A certificação bem sucedida permitiria aos produtos Aker BioMarine portarem o MSC selo ecológico que oferece aos consumidores uma garantia de sustentabilidade, uma gestão eficaz das pescas, bem como a total rastreabilidade através da cadeia de custódia. A certificação MSC incide sobre a saúde do estoque pesqueiro e como ele é gerido, além de avaliar o efeito mais amplo da pesca sobre o ecossistema. Isso inclui uma gama de mamíferos marinhos, aves e peixes.

O krill é a pedra angular das espécies no oceano Antártico e a Aker BioMarine comprometeu-se à captura sustentável deste valioso recurso. A empresa tem atualmente observadores independentes nos navios o tempo todo para monitorar e relatar as operações de pesca. Equipamento de colheita especializado é utilizado para evitar as capturas incidentais de aves ou mamíferos marinhos. Sistemas de localização por satélite estão instalados em navios da Aker BioMarine para o registro constante da duração e localização da pesca. Outros trabalhos estão sendo realizados com grupos científicos para avaliar e reduzir as capturas incidentais de organismos marinhos durante as operações de pesca.

Todas as operações de pesca na Antártica são gerenciadas pela Comissão para a Conservação dos Recursos Vivos Marinhos Antárticos (CCAMLR). A CCAMLR opera um controle rigoroso sobre a pesca do krill e é reconhecida como um dos sistemas de gestão mais profissionais do mundo. As cotas admissíveis de capturas são fixadas num nível de precaução para evitar qualquer impacto sobre as populações de predadores. A pesca do krill vem operando com sucesso na Antártica desde a decada de 1970 e atualmente está removendo uma quantidade de 150.000 toneladas por ano, bem abaixo dos totais de captura ditos admissíveis, ou seja, 4 milhões de toneladas. A biomassa total estimada de krill está entre 150 e 500 milhões de toneladas, o que o qualifica como um dos maiores recursos dos oceanos do mundo.

A Aker BioMarine diz que reconhece a necessidade de uma maior compreensão científica a respeito do krill, sua distribuição sazonal, variações anuais de populações, predadores e os efeitos da interação com alterações climáticas. A empresa quer contribuir para uma maior pesquisa, oferecendo seus navios como plataformas de apoio a instituições científicas. (Esta nota saiu no TheFishSite de 13 de outubro de 2008)